A Navegar no Oceano Atlántico (Blocko 17, Angola deep offshore), Fevereiro de 2014

Bússola giroscópica fotografada a bordo do navio Borealis da empresa Subsea 7 enquanto efectuava manobras essenciais para instalação de equipamentos subaquáticos para o projecto CLOV da TOTAL E&P em Angola no Blogo 17 (deep ofshore). Oceano Atlántico. (© Angola Image Bank/© Kostadin Luchansky | KODILU | Angola Image Bank)

Uma Bússola Giroscópica, também conhecida como Girocompasso, é semelhante a um giroscópio. É uma bússola que identifica o norte verdadeiro utilizando eletricidade, volantes de inércia girando em alta velocidade, atrito ou outras forças a fim de explorar leis básicas da física e da rotação da Terra. Bússolas giroscópicas são muito utilizadas em navios. As bússolas giroscópicas navais possuem duas vantagens principais em relação à bússola magnética:

  • Procuram o norte verdadeiro, isto é, o ponto da superfície terrestre posicionado diretamente acima do eixo de rotação do planeta. Este ponto é deslocado em relação ao norte magnético – um aspecto muito importante para a navegação, e
  • Não são afectados por campos magnéticos externos, que normalmente desvia uma bússola normal. Esses campos magnéticos são criados pelos metais utilizados na construção dos próprios navios.

Esta bússola giroscópica foi fotografada a bordo do navio Borealis da empresa Subsea 7 enquanto efectuava manobras essenciais para instalação de equipamentos subaquáticos para o projecto CLOV da TOTAL E&P em Angola no Blogo 17.